quinta-feira, 14 de maio de 2009

Mancha gigante de lixo plástico no oceano

Responsabilidade Ambiental no LEiGO. :P

___________________

Mancha não, manchas. São duas. Elas ficam no meio do oceano Pacífico e, juntas, têm o dobro do tamanho dos Estados Unidos! Nesses depósitos de lixo flutuante já foram encontrados os mais bizarros resíduos, de cones de trânsito a brinquedos, tênis e malas de viagem. Metade dessa sujeirada toda é lançada no mar por navios e plataformas de petróleo. A outra parte deságua nos oceanos trazida por rios espalhados pelo mundo. O pior é que o desastre ecológico só aumenta: o volume de plástico no Pacífico mais que triplicou nos últimos dez anos. “O isolamento poderia fazer desse lugar um paraíso para os animais. Mas eles rondam a linha do lixo e só têm plástico para comer. Já encontramos todo tipo de objeto no estômago dos bichos”, diz o pesquisador Charles Moore, da Algalita Marine Research Foundation, entidade americana que trabalha na proteção da vida marinha.


O pior é que o lixo boiando na superfície é só uma pequena parte da sujeira. Com o passar dos anos, pedaços menores de plástico se diluem, formando uma espécie de sopa nojenta. Resultado: as manchas têm camadas com até 10 m de profundidade de lixo.



Pesquisadores já encontraram tartarugas que comeram isqueiros, peixes engasgados com linhas de pesca e pássaros marinhos mortos com o estômago lotado de plástico ingerido na região das manchas.

Um anel em volta o corpo.

6 comentários

Diego Sodré disse...

CAra que horror! A gente deve acabar com este plástico feito do petróleo, investir no plástico biodegradável!

Anônimo disse...

nos somos a desgraça do mundo!

Rafael Silveira disse...

Nós temos acabado com a natureza...
até então, eram poucos os que tinham conhecimento disso, e hoje o mundo inteiro sabe, mas não se meche para mudar....
Temos que cair na real...
Gramde abraço, até mais!

Anônimo disse...

Pra quem acha que somos a desgraça do mundo, porque não se mata?
Valeu!

Anônimo disse...

"nos somos a desgraça do mundo!", O anônimo não soube intepretar. Agora te pergunto, Não somos?

Anônimo 1 Apoiado!!!!!!!!

Anônimo disse...

rs... esta matéria .. ela já saiu na superinteressante, já falei dela em meu blog também, saiu no FANTÁSTICO e por aí vai ...

acho que o que ninguem entende mesmo ... é que pequenos gestos como jogar uma tampinha de refigerante no chão.... já contrubui para isto tudo aí, ver esta tartaruga desta forma.. e se sentir mal... PARABÉNS ... vc contribui para isto \o/ mesmo sem perceber... mas é por aí mesmo .. o que interessa é mostrar e tentar ver se a menssagem principal foi transmitida! Beijos =]

.o/

 
BlogBlogs.Com.Br